convite_cafe_do_forum_29_07_15

Convidamos todos da área de artes visuais para construirmos juntos os eventos que estamos negociando com a Secult. São eles: Edital de ocupação da Galeria J. Inácio, Exposições Coletivas do Fórum e Encontro de Artes Visuais.
__
Comunicado a respeito da reunião com a Secult

Na última quarta-feira, dia 29, o Fórum de Artes Visuais de Sergipe (representado por Antônio da Cruz, Lúcio Teles, Melissa Warwick e Gabi Etinger) participou de uma proveitosa reunião na SECULT, onde inicialmente apresentamos uma minuta para o edital de ocupação da galeria J. Inácio (anexada à biblioteca Epifânio Doria) com previsão para início em janeiro de 2016. Os três representantes do órgão – Mário Brito, Irineu Fontes e Lindolfo Amaral – que nos receberam, afirmaram que esta já era uma ação a ser realizada por eles e que o documento apresentado pelo Fórum será importante na construção do edital. Devido à burocracia para a validação do mesmo, precisamos aguardar esse processo. Até lá a Secult está aberta para sugestões do Fórum e vamos acompanhar a tramitação para que os acordos se cumpram. Com isso, ficou definido que o Fórum de Artes Visuais de Sergipe (FAVS) irá assumir a pauta da galeria a partir do dia 10 de setembro até o final deste ano, se comprometendo a realizar três exposições coletivas contemplando os mais variados artistas visuais sergipanos.

Para a realização destas exposições, precisaremos definir como se dará a convocatória e quem fará parte da comissão julgadora (curadoria). Todas estas questões serão discutidas no próximo Café do Fórum, encontro onde a comissão organizadora se reúne com outros artistas visuais (ou aspirantes/entusiastas) e produtores da área com o objetivo de dialogar sobre diretrizes a serem tomadas pelo FAVS. Dentro da mesma pauta estarão a atualização do cadastro dos artistas visuais de Sergipe e a apresentação de uma proposta para o Encontro de Artes Visuais a ser realizado em 2016, juntamente com o lançamento oficial do edital.
Precisamos de vocês para fortalecer esse movimento que está voltando a ganhar forma, espaço e reconhecimento. É momento de UNIÃO e OCUPAÇÃO.
__
PS: Convidamos os participantes a levar comida, café, suco ou chá, para confraternizarmos ao fim do encontro. Não é obrigatório levar algum alimento para participar do Café.
Para gerarmos menos lixo, quem puder leve sua caneca ou copo. 🙂

__

RESUMO DO OCORRIDO NO ENCONTRO

Inicialmente apresentamos a minuta do edital para ocupação da Galeria de Artes J. Inácio. Para uma análise mais cuidadosa disponibilizamos a minuta via e-mail para apreciação e sugestões até o dia 01/08, pois iremos protocolá-lo dia 03/08, data da próxima reunião com a Secult. O arquivo também está disponível no grupo aberto do Favs (https://www.facebook.com/groups/Forumavs/).

Em seguida falamos sobre a convocatória para as Exposições Coletivas do Fórum (setembro a dezembro). Foi sugerido fazer uma única convocatória, selecionando as 3 exposições pretendidas. Decidimos entre os presentes que a comissão julgadora (composta por 5 membros) será definida mediante votação pública a ser realizada na página do Favs. Convidamos todos os interessados a sugerir nomes até o dia 03/08, para que a votação comece no dia 05/08. Temos pressa porque o prazo está apertado. A primeira exposição deve ocorrer na primeira ou segunda semana de setembro. Nomes sugeridos até o momento: Lilian França, Fernanda Kolming, Marjorie Garrido Severo, Fernando Marinho, Ilma Fontes e Fúria.

Ao discorrer sobre o Encontro Sergipano de Artes Visuais, Melissa apresentou a proposta destacando seus objetivos, a data (que será definida quando obtivermos uma posição da SECULT com relação ao lançamento do edital) e exibiu imagens do espaço que sediará o evento, o Cultart. Algumas ações para a construção da programação também foram sugeridas e, ao final, foi apresentada uma marca criada pelo Bêco de Criações para representar o encontro, que será intitulado de CENA. A comissão organizadora do FAVS ratificou que esse é mais um evento colaborativo e a participação de todos os artistas e agentes culturais é de significativa importância para a construção do projeto que, assim que concluído, será submetido ao Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12a edição.

Gostaríamos de agradecer aos participantes da reunião. Ficamos cada vez mais animados com o número que cresce a cada encontro. Precisamos fortalecer nossa voz! Sigamos em frente!

Crédito da foto: Asscom

Café do Fórum, dia 29/07/15
Café do Fórum, dia 29/07/15
Advertisements